O Natal deve ser uma época de reunião e aconchego. Contudo, há muitas pessoas, principalmente os idosos, que passam esta fase festiva sozinhos.
Contudo, os seniores não devem ser esquecidos, e podem até ser incluídos nas atividades de Natal. Um exemplo disso é a estimulação do idoso em participar na decoração da casa. Quer seja na montagem e decoração da árvore de Natal, ou na elaboração de trabalhos manuais, é importante incluir o idoso neste tipo de iniciativas. Aproveite e ponha também uma música de Natal.
Pense também em incentivar o idoso a fazer um puzzle com o tema natalício, pois vai estimular a usa atenção e memória de curto prazo e estimula a resolução de problemas e as habilidades motoras.
Faça uma compilação de receitas de Natal e leve o sénior até à cozinha. Estará a promover a partilha de memórias de receitas e a participação na confeção de refeições típicas desta época.
Aproveite e faça um passeio pela sua localização para que vejam as luzes de Natal. É uma forma de incentivar o idoso a sair de casa, o que poderá combater estados depressivos e, mais uma vez, pode reavivar memórias.
Escrever poemas e textos de Natal é, também, uma atividade excelente para os idosos. Vai obrigar a que pense em temas respetivos a esta altura festiva, promovendo a memória e a imaginação do sénior.
Programe uma sessão de exibição de filmes de Natal. São filmes com mensagens positivas e que deixarão o idoso bem-disposto. No fim, podem discutir o filme, o que ajudará a potenciar o raciocínio e a memória do idoso.