O delírio é uma perturbação súbita, flutuante, e geralmente reversível da função mental. É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza e flutuações do nível de alerta e consciência. Do grupo das psicoses, o delírio faz com que a pessoa não seja capaz de distinguir o que é real daquilo que é fruto da imaginação.
Os delírios podem ser bizarros, com crenças em coisas irracionais e impossíveis, e não bizarros, em que os delírios são sobre coisas que poderiam acontecer na vida real.
Existem vários tipos de transtorno delirante, que são classificados consoante o tema em que os delírios se baseiam. Podem ser do tipo de grandiosidade, em que o doente tem um autos-sentido de poder, valor e conhecimento, o que pode levar a que pense que tem um grande talento ou que fez uma grande descoberta.
No caso da erotomania, a pessoa acredita que alguém está apaixonado por si, levando a que tente contactar ou mesmo perseguir essa pessoa por quem desenvolve a obsessão. No tipo de delírio de ciúme, o doente acredita que o cônjuge não lhe é fiel.
Na somatização, a pessoa acredita ter uma determinada deformação física ou problema médico. Por sua vez, no caso da perseguição, a pessoa acredita que existe algum tipo de plano contra si, e que alguém pode estar a espiá-la e a prejudicá-la.
Alguns sintomas de transtorno delirante são mau humor, raiva e irritabilidade, alucinações, delírios não bizarros e falta de confiança e suspeita, que podem levar ao aparecimento de sentimentos como traição, medo e raiva.
São ainda sintomas encarar e interpretar comentários ou situações inocentes como sendo uma ameaça e guardar rancor de forma prolongada.
Causas dos delírios
De uma forma geral, as causas mais comuns de delírio passam pela desidratação, insuficiência renal e hepática e um baixo nível de oxigénio no sangue.
Podem ainda levar ao delírio o uso de drogas ou medicamentos e opioides e algumas infeções, como pneumonia, uma infeção da corrente sanguínea ou do trato urinário e infeções que afetem o corpo ou provoquem febre.