À medida que as pessoas envelhecem, é importante darem atenção à sua saúde mental. O processo de envelhecimento traz mudanças físicas, emocionais e sociais que têm impacto no bem-estar psicológico do idoso.
São vários os fatores que influenciam a saúde mental nos seniores, nomeadamente a saúde física. Doenças crónicas, limitações físicas e dores afetam o bem-estar emocional. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico e uma alimentação saudável.
Os relacionamentos sociais são também fundamentais na saúde mental dos idosos. Manter relacionamentos saudáveis e participar em iniciativas sociais fomentam o bem-estar e previne o isolamento, promovendo a saúde mental.
Que estratégias podem os idosos aplicar para promover a sua saúde mental? Existem várias estratégias que ajudam a cuidar da saúde mental, entre elas manter uma rotina ativa. É fundamental que os seniores mantenham uma rotina diária com atividades prazerosas, como leitura, voluntariado, prática de exercício físico e de hobbies.
Outro fator importante passa por o idoso priorizar o autocuidado. É relevante que o sénior compreenda as mudanças que ocorrem com o envelhecimento, identificando fatores que possam influenciar a sua saúde mental e adotar estratégias de cuidado.