Pesquisar no site

Idosos e o calor

 

Com a chegada do calor, é importante que os idosos tenham certos cuidados face às altas temperaturas. O organismo dos seniores não se consegue adaptar tão bem às oscilações de temperatura como os jovens.

Isso acontece porque tendem a ter dificuldade em aumentar o fluxo de sangue para todas as superfícies da pele, por haver uma circulação reduzida e, assim, o corpo não arrefece tão depressa. Além disso, os idosos podem ter problemas de mobilidade, o que dificulta a saída de ambientes quentes.

Certos distúrbios, mais comuns nos seniores, como insuficiência cardíaca e renal, podem interferir na capacidade do corpo de se resfriar. Pessoas com hipertensão arterial muitas vezes estão em dieta de baixo teor de sal, o que pode impedir que consumam sal suficiente para repor o sal que perdem no suor.

Desta feita, é importante que o idoso se mantenha hidratado. O envelhecimento está associado a alterações fisiológicas que afetam a capacidade do organismo em manter um equilíbrio de líquidos.

O idoso deve também comer de forma equilibrada. É recomendado o consumo de alimentos mais leves, pois com o calor os processos digestivos são menos eficientes. É aconselhável reduzir a ingestão de carnes, fritos, gorduras e condimentos.

É recomendável que os idosos evitem a exposição direta ao Sol nas horas de maior calor. Quando está na rua, o ideal é que o sénior caminhe pela sombra e faça pausas em locais frescos para não desidratar.

Vestir roupas claras e confortáveis é outra dica importante. Caso seja necessário, o idoso poderá trocar de roupa as vezes necessárias para evitar que esta fique húmida da transpiração.

No tempo de maior calor, os idosos devem evitar inferir cafeína e bebidas alcoólicas. Estas bebidas não hidratam, logo, contribuem para a desidratação.

É também importante o uso de protetor solar, não só na praia, mas também quando os seniores vão à rua ou sempre que haja contacto com o Sol. Manter a casa fresca e arejada é também essencial nos momentos em que o idoso esteja em casa.

 

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}