Pesquisar no site

Importância da massa muscular nos idosos

 

Conforme envelhecemos, ocorre a perda de massa muscular, o que compromete o desempenho físico. Trata-se de um processo que, geralmente, começa antes dos 40, e é denominado como sarcopenia. Contudo, há exercícios que se podem realizar para retardar este processo.

Ao praticar regularmente exercício físico, os idosos conseguem manter os músculos e retardar a perda de massa muscular. Além disso, a atividade física traz vários benefícios para os seniores, nomeadamente na melhoria da capacidade cardiopulmonar e neuromuscular.

Além disso, serve para haver um maior equilíbrio e flexibilidade, controlo da diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Traz, também, ganhos mentais, como socialização e autoestima.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, a partir dos 65 anos, se realizem 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana. Por sua vez, os idosos com mobilidade física reduzida devem praticar atividades com o propósito de melhorar o equilíbrio, pelo menos três vezes por semana.

Assim, os exercícios devem ser tidos em conta de acordo com o objetivo do sénior. Se o propósito for melhorar as funções do coração, pulmões e o sistema metabólico, devem realizar-se atividades aeróbicas, como caminhadas.

Por sua vez, se o foco for ganhar resistência, velocidade, equilíbrio e força, a musculação, a ginástica localizada e a hidroginástica serão as melhores opções.

Em suma, ao praticar exercício físico, o idoso consegue não só manter a massa muscular, como também melhorar a sua capacidade física, o metabolismo e prevenir determinadas doenças, ao nível do sistema cardiovascular, mas também a diabetes.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}