Pesquisar no site

O que é a incontinência urinária e como prevenir

 

A incontinência Urinária pode definir-se como a perda involuntária de urina. A incontinência pode ocorrer em homens e mulheres em qualquer idade. No entanto, é mais comum em mulheres e idosos, afetando cerca de 30% das mulheres de faixas etárias mais elevadas e 15% dos homens.

Apesar de a incontinência ser comum entre os idosos, não é uma parte normal do envelhecimento. A incontinência pode ser repentina e temporária ou crónica.

É um estado que pode ter diferentes motivos de ocorrer, nomeadamente a fraqueza do esfíncter urinário ou dos músculos pélvicos e alguma coisa a bloquear o trajeto de saída da urina da bexiga.

São ainda apontadas como causas da incontinência os espasmos ou superatividade dos músculos da parede da bexiga, fraqueza dos músculos da parede da bexiga. A má coordenação dos músculos da parede da bexiga com o esfíncter urinário e o aumento no volume de urina são, também, fatores que levam à incontinência.

Existem vários tipos de incontinência, entre as quais a de urgência (vazamento de urina não controlado), de esforço (devido a aumentos abruptos na pressão intra-abdominal. Há ainda a Incontinência por transbordamento (gotejamento de urina da bexiga sobrecarregada). E a incontinência funcional (perda de urina devido a um problema com comprometimento mental ou físico não relacionado ao controle de micção).

Ainda sobre a incontinência urinária, existem formas de prevenção, entre as quais a correta ingestão de líquidos, alimentação saudável, ir à casa de banho sempre que necessário e exercitar os músculos pélvicos.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}