Existem algumas alergias que afetam todas as faixas etárias, mas que podem ser comuns na população sénior.
A asma é um desses exemplos. A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas. Neste tipo de alergia respiratória, os brônquios ficam inflamados, principalmente ao entrar em contacto com poeira, ar frio, fumo e poluição.
A alergia nos olhos é também comum nos idosos. Trata-se de uma resposta do sistema imunológico à substância que pode induzir uma reação de hipersensibilidade.
De forma geral, a alergia nos olhos é mais comum em pessoas que tenham alergia respiratória, como rinite ou sinusite, em consequência também da exposição ao pólen, mofo, cheiros fortes, contacto com pelo de alguns animais e consumo de alguns alimentos.
Outra alergia comum em seniores é a rinite alérgica. Parecida com uma constipação, esta alergia difere, pois, tem como sintomas a comichão no nariz, garganta e olhos.
É ainda importante falar da urticária, que é uma irritação da pele que se manifestam através de lesões avermelhadas e levemente inchadas. Este tipo de alergia provoca comichão intensa, o que pode prejudicar muito a qualidade de vida do idoso se não for tratada.
Formas de evitar este tipo de alergias passa por: evitar ter pó em casa; manter uma boa alimentação; evitar o uso de alguns tecidos; lavar roupas e cobertores; evitar o contacto com agentes alérgenos.