Prática de exercício físico e o fomento de hobbies são formas de promover a saúde mental
A saúde mental é um dos assuntos mais em alta nos últimos anos. Organizações como a ONU têm vindo a reforçar o diálogo e existem datas comemorativas da saúde mental. Nas faixas etárias mais velhas a saúde mental também é um tema cada vez mais debatido.
Muitos idosos apresentam um perfil mais reservado, tendo também limitações inerentes à idade e muitos não gostam de sair de casa. Apesar de serem fatores comuns a muitos idosos, não encaixam nos padrões de normalidade do envelhecimento.
Atualmente, já se olha para o envelhecimento como uma fase onde importa estar ativo, sendo o idoso saudável e autónomo. É importante ficar atento a alguns sinais anormais, como tristeza profunda, depressão, choro constante e negligência com a higiene pessoal. Fatores como irritabilidade e queixas sem motivo, recusa de sair da cama e mau humor devem também ser tidos em conta.
Por isso, importa promover a saúde mental dos idosos, com a adoção de alguns comportamentos e medidas. Incentivar o idoso a ter hobbies, proporcionando-lhe momentos divertidos, prazerosos e que reforcem os laços afetivos junto da família. Jogos de tabuleiro, cartas e jogos virtuais podem ser alguns dos hobbies adotados.
Deve-se também priorizar a boa qualidade do sono. Um bom repouso influencia a saúde física e mental do idoso. Ser um bom ouvinte e prestar atenção ao idoso é uma forma de preservar a sua saúde mental e melhorar a autoestima em idades mais avançadas.
Além disso, a prática de atividades físicas, como ginástica, caminhadas e hidroginástica, por exemplo, são formas de promover a saúde mental dos idosos. A leitura e a escrita são também atividades que devem ser estimuladas junto dos idosos.