Pesquisar no site

Quais as doenças mais comuns em idosos

 

A realidade da vida é que envelhecemos diariamente, desde o momento que nascemos. Contudo, quando se é idoso começam a surgir alguns problemas de saúde, alguns mais comuns que outros.

Uma dessas doenças é o acidente vascular cerebral (AVC), bastante comum em seniores, e que é uma das maiores causas de morte ou incapacidade física e mental. Pode dar origem a paralisia ou dormência da face, da perna ou do braço, normalmente num lado do corpo.

Quando acontece, pode provocar dificuldade na fala, compreensão e de alimentação. O tratamento precoce pode ser feito a partir de medicamentos anticoagulantes, que minimizam os danos cerebrais.

O Alzheimer pode também ser uma doença comum na velhice. Trata-se de um tipo de demência, mas que provoca uma deterioração progressiva, global e irreversível de algumas funções cognitivas. A memória é o fator mais afetado. No entanto, também surgem dificuldades de lidar com a concentração, falta de atenção, dificuldade de articular o pensamento e usar a linguagem, entre outros.

É comum que o problema surja após os 65 anos, e um diagnóstico precoce consegue retardar o avanço da doença. Como a fase inicial é muito sutil, requer atenção dos familiares e amigos, principalmente em relação ao esquecimento de acontecimentos mais recentes.

Outro problema de saúde que também pode advir da idade avançada é a diabetes. Os sinais mais comuns são fome e sede constante, perda de peso, fraqueza e fadiga, vontade de urinar várias vezes ao dia, bem como náuseas, vômitos e mudanças de humor.

A densidade óssea perde-se com o tempo. A isto chama-se osteoporose. É uma doença que pode ser identificada a tempo de prevenir fraturas graves. Logo, é normal que haja um tratamento à base de suplementação de cálcio e de vitamina D, além de exercícios, fisioterapia e mudança de hábitos, nomeadamente como deixar de fumar e de consumir álcool.

O Parkinson é, também, uma doença degenerativa e comum nos seniores. Altera principalmente os movimentos do corpo, provocando tremores, lentidão, desequilíbrio, falta de reflexo e até rigidez involuntária dos músculos.

Os idosos estão mais suscetíveis a doenças respiratórias, na sua maioria provocada por vírus, fungos, bactérias ou pela inalação de agentes alérgicos. Na maioria as infeções apresentam sintomas similares, como dor no corpo, febre, dor de garganta, tosse, rouquidão e dificuldade em respirar.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}