“The good Physician treats the disease; the great Physician treats the patient who has the disease”
“O bom Médico trata a doença; o grande Médico trata o paciente que tem a doença”
Sir William Osler, o “Pai” da Medicina Interna
A Medicina Interna é uma especialidade médica vocacionada para abordagem global dos problemas de saúde do doente adulto.
O médico de Medicina Interna, o “Internista” integra toda a informação recolhida da análise global do doente, tendo em consideração a complexidade de todos os sistemas fisiológicos do corpo humano (cardiovascular, respiratório, endocrinológico, gastrointestinal , neurológico, génito-urinário, imunológico, hematológico, dermatológico e músculo-esquelético, sistema de stress e emocional).
Na história da Medicina, a Medicina Interna é considerada a raiz de todas as restantes especialidades médicas (Cardiologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Neurologia, etc.).
O Médico Internista, durante a sua formação de internato (6 anos), adquire conhecimentos em todas estas áreas da Medicina, e intenso treino na abordagem das patologias agudas (emergências/urgências) ou crónicas, com experiência nos serviços de urgências, de internamento hospitalar (enfermarias, Cuidados Intermédios e Intensivos, Cuidados Continuados, Cuidados Paliativos), em consultas hospitalares e particulares, e assistência domiciliária (consultas particulares ou em regime de hospitalização domiciliária).
Desta forma, o Internista, treinado na investigação sistematizada, diagnóstico e tratamento de todas estas patologias, torna-se, na Medicina contemporânea, o único médico capaz de observar o paciente como um todo, dada a sua formação abrangente e rigorosa, possibilitando a investigação do diagnóstico e tratamento integrado de todos os problemas de saúde, em coordenação com as restantes especialidade médicas sempre que necessário. Muitas vezes é o Médico Internista que é solicitado para o diagnóstico de doenças complexas.
“A medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade”, como sabiamente concluiu Sir William Osler. Nesta desafiante dualidade, o Internista o Médico especialista que de facto consegue praticar uma medicina verdadeiramente holística, recorrendo a todas terapêuticas disponíveis, com base na melhor evidência, quer sejam intervenções farmacológicas ou não farmacológicas, como o exercício , nutrição, ou psicoterapia, com a colaboração dos restantes profissionais de saúde.
Acompanhamento o aumento da esperança média de vida e a tendência demográfica do envelhecimento, bem como o crescente aumento de doenças crónicas, o Médico Internista é o médico também especialmente dedicado para lidar com as particularidades do doente idoso (Geriatria) e daqueles que necessitam de cuidados paliativos, com ou sem doenças oncológicas.
Ser acompanhado por um médico de Medicina Interna ao longo da vida é contar com um médico que gere todo os problemas de saúde do indivíduo, com profissionalismo, compaixão e humanismo, tanto na prevenção como no tratamento, com o objectivo de promover um envelhecimento com o máximo de qualidade possível.
Na Miminho aos Avós, a equipa de Medicina Interna é da responsabilidade da Dra. Cátia Macedo