Sophie Mota, enfermeira licenciada na Escola Superior de Saúde de Portalegre, 2005 – 2009.
Iniciou atividade em 2010 na Suíça numa (equivalente a) Unidade de Cuidados Continuados, onde existia a vertente de readaptação, lar e cuidados paliativos, mantendo-se até 2017, tendo feito várias formações no âmbito da geriatria.
Em 2017 apostou noutro ramo na área hospitalar, tendo ingressado na cirurgia visceral onde se manteve por 2 anos. Nesse tempo evoluiu muito como enfermeira, apurou técnicas, desenvolveu conhecimentos mais específicos, mas o Cuidar do Idoso esteve sempre no coração. A seu pedido retornou à Unidade de Cuidados Continuados onde esteve até 2020.
2020 em plena pandemia, após a 1ª fase, decide sair da área hospitalar e ingressar nos Cuidados ao Domicílio, percebendo de imediato que este era o caminho a seguir… O ajudar a manter a pessoa o mais autónoma possível no seu domicílio, o envolvimento biopsicossocial e cultural, o “ver” a pessoa de forma holística apaixonou-a.
A nível profissional, sabendo que estava na direção certa, mas querendo-o desenvolver a atividade em Portugal, decidiu em 2023 regressar definitivamente para abraçar o projeto da Miminho Aos Avós, onde consegue juntar a profissão ao amor, tendo feito a inauguração em Santa Maria da Feira dia 29.06.2024.