Aconteceu no Centro Geriátrico Miminho aos Avós de Sintra!
Lançámos o convite aos nossos clientes para virem tomar um café...
Um café diferente, na companhia da nutricionista da nossa equipa, Dra. Susana Lourenço.
O mote para a conversa foram as questões essenciais relacionadas com a nutrição dos mais velhos, detalhes essenciais para uma maior qualidade de vida e umas dicas sobre os cuidados a manter.
Num ambiente informal, com mesas redondas, onde se sentia o aroma do café e do chá servido aos convidados, fez-se uma primeira abordagem sobre as principais alterações fisiológicas e biológicas que ocorrem com o envelhecimento e que merecem uma atenção especial.
Falou-se também da pirâmide dos alimentos indicada para os mais velhos e da relação da alimentação com as doenças mais frequentes nos idosos. Como é que a alimentação e o estilo de vida pode ajudar em situações de patologias como a diabetes, a hipertensão arterial, a obstipação, etc.
Sobressaiu um conselho fundamental aos presentes, que foi o alerta para evitar um excessivo jejum nocturno, concretamente superior a 10 horas, pois este facto tem consequências graves em várias dimensões do organismo, quer a nível fisiológico como emocional.
Sabia que um período longo e recorrente de jejum nocturno acresce o risco de paragem cardíaca, descontrolo da diabetes, ocorrência de estados confusionais e de irritabilidade?
O mito muitas vezes instalado de que basta comer uma sopinha ao final da tarde porque já se é velho, pode trazer consequências graves, que a maioria das vezes jamais associamos ao jejum.
Estes e outros mitos relacionados com os hábitos alimentares da população sénior, foram conversados e comentados pelos presentes.
Foram 2 horas de sábado diferentes, onde para além do reforço de temas já ouvidos aqui ou ali, valeu a troca de experiências, a partilha, as sugestões, de um grupo unido por uma de duas características, ser idoso ou ter a seu cargo a responsabilidade de cuidar de alguém já idoso.
Não lamente não ter estado presente, pois este foi o primeiro de vários encontros que esta unidade está a organizar sobre este e outros temas.
Deixe-nos as suas questões relacionadas com a nutrição dos idosos e sugestões de temas que gostaria de ver abordados nestes encontros.